Jueves, 25 de abril de 2024
 
XI Encontro Nacional da FRASAR em Ribeirão Preto, SP, Brasil
 
O XI Encontro Nacional das Fraternidades Seculares Agostinianas Recoletas (FRASAR ou FSAR) foi realizado em Ribeirão Preto, SP-Brasil, de 15 a 18 de novembro e 2018. Com o tema “O laicato em Santo Agostinho”, participaram mais de uma centena de membros das fraternidades e provenientes de vários estados do Brasil, vivenciando e refletindo o ideal de Santo Agostinho.
 

Os participantes chegaram até o início da noite no Hotel National Inn, local acolheu padres, religiosos, leigos e leigas membros das fraternidades de diversas cidades do Brasil, que conviveram dias de comunidade, oração e reflexão. Lá estiveram a maior parte do tempo, até o encerramento do encontro no dia 18 com a missa celebrada no início da manhã na paróquia São José.

Na noite da abertura, quinta-feira dia 15 de novembro, o tema do encontro “O laicato em Santo Agostinho” foi ressaltado por frei Nicolau, e os participantes foram recordados do convite que Jesus faz para que todos sejam sal da terra e luz do mundo. Logo depois, o jantar e em seguida o merecido descanso para recuperar as forças para o dia seguinte.

No segundo dia do XI encontro nacional, sexta-feira dia 16 de novembro, logo depois do café da manhã, os participantes rezaram as Laudes, oração conduzida pela FRASAR da Capelinha de Franca, e receberam o escapulário através da imposição do mesmo. No Brasil, 2018 é celebrado o Ano Nacional do Laicato, e a exposição do tema foi conduzida pela Juliana da FRASAR de Ribeirão Preto, SP. A oração do meio dia foi conduzida pela FRASAR Nossa Senhora da Saúde de São Paulo, Capital. Mais tarde, frei Mário abordou o tema do laicato em Santo Agostinho. Assim, o dia proporcionou momentos em que foi aprofundado o tema do laicato na Igreja e em Santo Agostinho. Antes da missa houve a partilha da vivência de cada FRASAR na sua respectiva comunidade paroquial, ocasião em que frei André recapitulou o “ser” leigo agostiniano recoleto. A Eucaristia foi celebrada à noite, presidida por frei Alcimar com a responsabilidade litúrgica da FRASAR da Vila Hamburguesa de São Paulo, Capital. A noite encerrou com o jantar e, em seguida, um filme.

No terceiro dia, sábado 17 de novembro, a oração da manhã Laudes foi conduzida pela FRASAR do Estado do Espírito Santo. Logo depois, a reflexão em grupo como o tema “Como ser Sal da Terra e Luz do Mundo!” proporcionou a perspectiva pastoral e prática do tema do encontro. A Eucaristia foi rezada antes do almoço, presidida por frei José Ariza e a liturgia de responsabilidade da FRASAR do Rio de Janeiro. No período da tarde, frei Danilo falou sobre Fraternidade e Comunhão – revitalização e reestruturação da Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR). A oração das Vésperas, com ato Mariano, foi conduzia pela FRASAR de Belém do Pará. As atividades do dia foram coroadas com a noite cultural, momento de confraternização e descontração na partilha entre os próprios participantes do encontro nacional.

O quarto e último dia, domingo 18 de novembro, a missa de encerramento foi logo depois do café da manhã. A igreja São José acolheu todos os membros do encontro nacional que, junto com a comunidade paroquial, participaram da celebração dominical. A Eucaristia foi presidida por frei Nicolau e a liturgia de responsabilidade da FRASAR de Ribeirão Preto.

As fraternidades que abrilhantaram este XI Encontro Nacional das Fraternidades (FRASAR ou FSAR) vieram das seguintes localidades: São José de Queluz (Belém, PA), N. Sra. da Penha (Castelo, ES), São João Batista (Muqui, ES), N. Sra. da Consolação (Cachoeiro de Itapemirim, ES), Santa Rita de Cássia (Vitória, ES), Cristo Rei (Cariacica, ES), Sant’Ana (Cariacica, ES), Santo Agostinho (Rio de Janeiro, RJ), Santa Mônica (Rio de Janeiro, RJ), São Januário e Santo Agostinho (Rio de Janeiro, RJ), Nossa Senhora de Lourdes (São Paulo, SP), Nossa Senhora da Saúde (São Paulo, SP), Santa Rita de Cássia (Igarapava, SP), N. Sra. Aparecida – Capelinha (Franca, SP) e São José (Ribeirão Preto, SP).

As inúmeras oportunidades que Deus proporcionou ao XI encontro nacional se materializaram nos momentos das dinâmicas, refeições, oração, exposição dos temas, reflexão, partilha, cafezinho, momentos livres e, principalmente, na participação da Celebração Eucarística.

Frei Mason