Viernes, 29 de marzo de 2024
 
VI Encontro de Capacitação para multiplicadores dos Exercícios Espirituais e Oficinas de Oração OAR
 
Com o tema “Criadores de Comunhão” e fundamentado na Carta aos Romanos, o VI Encontro de Capacitação para Multiplicadores dos Exercícios Espirituais e Oficinas de Oração foi realizado no sítio Santo Agostinho, Rio de Janeiro-Capital, de 06 a 08 de novembro de 2018. Participaram religiosos e leigos da família recoleta de várias localidades do Brasil e tiveram a oportunidade de se prepararem para animar os exercícios espirituais (retiros) e as oficinas de oração agostinianos recoletos em 2019.
 

Os participantes começaram a chegar na tarde do dia 05, segunda-feira. O jantar e a acolhida, bem como a apresentação dos participantes e as informações gerais sobre o encontro, como horário e funcionamento da casa, etc, foram feitos à noite.

 

Durante o primeiro dia do encontro, 06 de novembro, terça-feira, frei Alcimar apresentou, de modo geral, os Exercícios Espirituais Agostinianos e, colocando-os no contexto do Projeto de Vida e Missão da Ordem para o exercício 2016-2022, introduziu de maneira geral os exercícios propriamente falando e fez uma breve apresentação dos materiais, desde a primeira até a sexta edição, a que será usada em 2019 e razão desta capacitação e finalizou com a apresentação dos conteúdos das palestras do Exercícios para 2019. A seguir, frei Nicolás (Nicolau) fez sua exposição e reflexão sobre os textos da carta de Paulo aos Romanos e logo depois frei Helton palestrou sobre Santo Agostinho e o tema dos exercícios espirituais para 2019, “Criadores de Comunhão”. A Eucaristia do dia foi presidida por frei João Cruz às 19h00, com a comemoração litúrgica dos falecidos da Ordem.

 

No decorrer do segundo dia do encontro, 07 de novembro, quarta-feira, frei André falou sobre a vivência dos exercícios espirituais relacionados ao conteúdo da Carta aos Romanos, texto bíblico de fundamentação do tema “Criadores de Comunhão” e conduziu a Lectio Divina pessoal, comentando as etapas da mesma, durante a exposição do Santíssimo Sacramento. Frei André também fez a apresentação do subsídio litúrgico do material para 2019, com a apresentação das missas votivas, do dia da Cruz e a celebração penitencial e uma visão geral do material em sua dimensão espiritual, desde a sua primeira edição. A Eucaristia do dia foi presidida por frei Júlio Amezua às 19h00, com a celebração litúrgica do bem-aventurado Graça de Kótor.

 

No terceiro e último dia do encontro, 08 de novembro, quinta-feira, a missa foi celebrada de manhã, às 07h10, presidida por frei Alcimar, com a comemoração litúrgica do bem-aventurado Avelino Rodriguez e Companheiros. Quanto ao conteúdo do dia, a Rosana Pucarelli fez uma apresentação contextual de todo o material para as Oficinas de Oração com Santo Agostinho, desde o seu início até a edição atual, mostrando as mudanças, as evoluções e demonstrando que a equipe responsável pela preparação de todo o material está em constante sintonia com os que a utilizam e respondendo de maneira positiva às avaliações realizadas. Frei Jesús María destacou algumas notas sobre a questão do discipulado no evangelho de Lucas, fez uma apresentação geral do evangelho e demonstrou sua conectividade com o livro dos Atos dos Apóstolos. Demonstrou, através de citações concretas, a conectividade do evangelho de Lucas com o tema dos exercícios espirituais em 2019, ano em que o quarto evangelho conduz as leituras do ano litúrgico na igreja católica. A seguir, frei Alcimar partilhou sua experiência com as Oficinas de Oração e comentou mais concretamente sobre a Oficina nº 11: “Tu, vai anunciar o Reino de Deus” (Lc 9,51-62). Uma breve avaliação conclui as atividades do dia relacionadas diretamente com os exercícios espirituais.

 

Já podemos falar de uma “tradição” – breve, intensa e progressiva – dos exercícios espirituais e oficinas de oração da Ordem dos Agostinianos Recoletos. Recordamos aqui os temas até então tratados:

1-   Comunidade (2014)

2-   Interioridade (2015)

3-   Discernimento (2016)

4-   Evangelho de São João e os 7 “Eu Sou” de Jesus (2017)

5- Os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional (O Discípulo Amado) (2018)

6- Criadores de Comunhão (Carta aos Romanos) (2019)

 

Recordamos também que o material é composto dos Exercícios Espirituais e as Oficinas de Oração, duas práticas independentes e cada uma delas com sua dinâmica e finalidade próprias.

O encontro contou com a presença de dezoito participantes, entre leigos (6), e religiosos (12), totalizando toda a representação da família agostiniana recoleta, incluindo as Juventudes Agostinianas Recoletas (JAR) e as Fraternidades Seculares Agostinianas Recoletas (FRASAR):

 
Do Rio de Janeiro, Capital: Frei Júlio Amezua, frei Hélton Pimenta Fernandes, frei Sidney Pereira, Rosana Pucarelli e Marcelo Bezerra de Paiva; de Cachoeiro de Itapemirim, ES: Frei Enéas Berilli e Juliana Barbieri. De São Paulo, Capital: Frei Alcimar Fioresi e frei Ademir João Garcia; de Ribeirão Preto, SP: Frei Nicolás (Nicolau) Péres-Aradros Rubio, frei José Roberto Mason e frei André Pereira de Arruda; de Franca, SP: Frei Laércio Rodrigues da Cruz, e Natália Misael Serafim; de Igarapava, SP: Vânia Elizabet Colmanete e Cláudia (Claudinha) Aparecida Alves; de Fortaleza, CE: Frei Jesús Maria López Mauleón; e de Manaus, AM: Frei João Cruz

O encontro de capacitação proporcionou aos multiplicadores dos exercícios espirituais e oficinas de oração com Santo Agostinho não só o conhecimento do material para 2019, como igualmente a vivência do ideal de Santo Agostinho “aqui e agora”: todos fraternizaram “ter uma só alma e um só coração dirigidos para Deus” durante os três dias com diversos momentos marcantes: os momentos de oração - de manhã com a Laudes e Ofício de Leituras, no transcorrer do dia com a Oração Intermédia, no início da noite com os Salmos das Vésperas e a participação na Eucaristia; momentos de descontração durante os “cafezinhos”, depois das refeições e em outros momentos “livres” para exercer a responsabilidade de serem “criadores de comunhão”; refeições – algumas descontraídas, outras em silêncio pessoal e acompanhadas de uma leitura edificante; oportunidades de conhecer pessoas novas e rever pessoalmente outras tantas; e principalmente, a partilha na celebração Eucarística.

Frei Mason