Jueves, 25 de abril de 2024
 
V Encontro das Mães Cristãs Santa Mônica
 
Paróquia Santa Mónica, Leblon – Rio de Janeiro (RJ, Brasil)
 

A associação agostiniana recoleta das Mães Cristãs Santa Mônica proporciona às suas afiliadas uma formação continua e progressiva, como mães de fé e coragem, conscientes de que a fé é o maior tesouro que podem transmitir aos seus filhos.

Esta associação fundada por Fr. Lorenzo Infante OAR, e reconhecida pela autoridade eclesiástica em 1987, se expande, não somente nos ministérios da nossa Ordem, mas também em muitas dioceses, incutindo nas mães cristãs, o compromisso constante de manter-se na Fé, e salvaguardar, à exemplo de Santa Mônica, a Fé de seus filhos, através da oração e do bom exemplo.

A Comunidade das Mães Cristãs Santa Mônica foi fundada em nossa paróquia de Leblon, Rio de Janeiro, em março de 1999, sendo Fr. Salvador Aguirre o diretor espiritual atual e Dona Marlene Velinho, a presidenta. A associação tem em nossa paróquia de Santa Mônica um notável número de afiliadas. Também em muitas paróquias da arquidiocese de Rio de Janeiro está reconhecida a nossa associação. Esta circunstância idealizou a realização de um encontro anual das Mães Cristãs Santa Mônica, em nossa paróquia de Leblon, participando grupos de diversas paróquias da cidade, como também de outras cidades do estado do Rio de Janeiro.

O V Encontro aconteceu no sábado, dia 22 de agosto, pela parte da tarde. O templo paroquial foi o espaço para a realização do encontro. Em primeiro lugar, Fr. Alessandro, junto com a presidenta, acolheu os participantes. A palestra foi por conta do diácono Fr. Anderson Domingues OSA, da comunidade de Engenho Novo, Rio de Janeiro, que teve como tema: “Os dons de Maria e os dons de Santa Mônica”. Os participantes do Encontro, além dos membros da nossa paróquia, estavam distribuídos desta forma: Nossa Senhora Aparecida (Realengo, 24); Santo Antônio (Pavuna, 15); Sagrado Coração de Jesus (Meier, 26); Nossa Senhora da Conceição (Realengo, 15); Paróquia de Cambuci (15); São Januário (São Cristóvão, 05); Nossa Senhora da Consolação (Engenho Novo, 08); Sangue de Cristo (Tijuca, 10); Nossa Senhora do Sagrado Coração (Niteroi, 15); Nossa Senhora das Graças (Friburgo, 25) e São Benedito (Campos, 40). Estava também presente o Pe. Antônio Augusto Dornellas, pároco de Nossa Senhora de Aparecida (Realengo).

Posteriormente, os participantes tiveram uma adoração ao Santíssimo Sacramento, que foi conduzida por Fr. Alessandro. Ás 17,00h aconteceu a Eucaristia, que foi presidida por Fr. Salvador Aguirre, sendo concelebrada por Fr. Alessandro, Pe. Antônio Augusto e, fazendo o ministério diaconal, Fr. Anderson Domingues OSA.

Após a Eucaristia, todos os participantes receberam um diploma. E logo, todos se dirigiram ao salão paroquial, onde se deliciaram de um farto e caprichado lanche. E assim, encerrou-se o V Encontro das Mães Cristãs Mônica, observando que cada ano que passa, está adquirindo mais notoriedade e vigor.