Jueves, 25 de abril de 2024
 
SÃO MARTÍN Bairro Villa Maipú (Província de Buenos Aires) Argentina
 
Paróquia e colégio São José
 

Diocese de São Martín.
Titular do templo: São José.

Paróquia São José

Lá pelo ano de 1947, relata-nos o jornal católico “Mundo Melhor” da diocese de São Martín, em seu último número do mês de maio de 2007, “quando em um caloroso mês de fevereiro, à hora da "soneca", parou em frente à capela uma camioneta da que começou a baixar alguns móveis e pertences pessoais”. Ali, nessa tarefa, tinha dois frades que resultaram ser Frei Julián Ortiz e Frei Leopoldo, da Ordem dos Agostinianos Recoletos, que desde esse dia 24 de fevereiro se estabeleceram na capela de São José.

A primitiva igrejinha e a modestíssima casita correspondem à atual capela Nossa Senhora de Luján, já que em 1959 a sede Paroquial transladou-se a umas poucas quadras em um terreno adquirido a tal efeito, no qual em 07 de janeiro de l956 se abençoou a pedra fundamental e se começou a levantar a nova igreja. A Paróquia foi entregue à Ordem em 19 de março de 1952 de “pleno iure”. Em maio de 1959 inaugurou-se solenemente o novo templo paroquial por Dom Miguel Rapanti e Dom Antonio Praça.

Comunidades urbanas

A Paróquia conta com duas capelas no território paroquial: Capela Nossa Senhora de Luján (ex-sede Paroquial) e o Capela Nossa Senhora de Lourdes.

Colégio São José

O Colégio São José, que tanto contribuiu à formação profissional da classe operária, começou a construir-se em 12 de junho de 1960 e teve como mentor ao Frei Florêncio Perelló; sua construção esteve rodeada de dificuldades, mas finalmente, o colégio pôde abrir suas portas como escola técnica, no dia 09 março de 1963, dia em que foi abençoado. Atualmente é um centro integrado, que vai a mais, que está crescendo e é muito bem conceituado no bairro.