Viernes, 26 de abril de 2024
 
Semana Pedagógica 2015 (e II): Educação Diferenciada
 
Colégio Santo Agostinho (CSA), unidades de Leblon y Novo Leblon (RJ, Brasil)
 

A elaboração de um projeto comum para os colégios e universidades agostiniano-recoletas de todo o mundo foi o anseio da Ordem, dando uma identidade básica aos centros educacionais, incluindo a missão própria e visão agostiniana na pedagogia.

O objetivo é definir e desenvolver um estilo pedagógico para a pastoral educativa, associando ao trabalho, todos os grupos implicados na pastoral educacional: Secretariado Geral de Apostolado Educativo, Secretariado Provincial de Apostolado Educativo, equipes diretivas, professores e funcionários. Todo este esforço, coordenado pelo Secretariado Geral de Apostolado Educativo, com a participação ativa de Fr. José María Sánchez (Conselheiro Geral), culmina com a preparação e aprovação do Projeto Educativo Institucional (PEI) da Ordem.

Com esta visão é celebrada a Semana Pedagógica dos Educadores Agostinianos do CSA de Leblon e Novo Leblon, salientando que estaremos iniciando o Ano da Pastoral Educativa, proposto pelo último Capítulo Geral, cuja abertura acontecerá no dia 28 de agosto de 2015.

A Semana Pedagógica, para ambos os dois centros do CSA, acontece nas dependências do colégio de Novo Leblon, de 21 a 24 de julho, sendo destinatários as equipesdiretivas, os professores e funcionários, totalizando ao redor de 200 participantes.

No dia 21 de julho, o Diretor da Unidade-Leblon, Fr. Jesús Izaguirre, fez a abertura oficial, acompanhada por uma para-liturgia agostiniana. A prof. Mariza Braga, representando à Unidade-Novo Leblon, deu as boas-vindas a todos. A continuação, Fr. Jose Maria Sánchez ministrou a palestra “O Projeto Educativo Institucional” (PEI), que está aprovado pelo Conselho Geral, em maio de 2014, para todos os centros educacionais da Ordem. Todos os participantes receberam, para estudo e reflexão, uma cópia do Projeto Educativo. Posteriormente, os participantes, divididos em seis grupos, tiveram Oficinas Temáticas, da espiritualidade agostiniana, apresentando, finalmente, as conclusões na assembléia geral. E assim terminou o primeiro dia.

No segundo dia 22 de julho contou-se com a presença de Fr. Francisco Ariza, diretor do CSA de Novo Leblon, que chegou da Espanha, depois de participar do Capítulo Provincial. A jornada iniciou-se com uma oração agostiniana sobre a “Reconciliação”, sob a responsabilidade da Unidade-Novo Leblon. A prof. Sônia Bittencourt (Leblon) fez a resenha do primeiro dia de trabalho. Posteriormente, Fr. Francisco saudou a todos os participantes. O grupo Palco Literário encenou uma dramatização sobre a “interioridade” agostiniana. A palestra do dia, “A Vida Interior do Educador Agostiniano”, foi ministrada por Fr. Mário Aparecido OAR, pároco de Nossa Senhora da Penha, Castelo, Espírito Santo. Posteriormente, houve amplo debate e diálogo com o palestrante.

No dia 23 de julho aconteceu uma Lectio Divina, como oração inicial, sob a responsabilidade da Unidade-Leblon. Depois, a prof. Mariza Braga fez a resenha dos dois primeiros dias. A continuação houve o Painel: “Os desafios da aprendizagem para educadores e educandos”. Participaram do Painel: a Doutoranda Denise Guapyassu (fonoaudióloga), Dr. César Ibrahim (psicanalista), Dr. Ricardo Furtado (advogado), sendo mediador, o prof. Evaldo Palatinsky (Leblon). Posteriormente aconteceu um amplo diálogo com os palestrantes.

O último dia da Semana Pedagógica, 24 de julho, iniciou-se com uma oração agostiniana de Ação de Graças, sob a responsabilidade de Novo Leblon. O prof. César Bacchim (Leblon) fez a resenha e resumo dos três dias anteriores. Os Coordenadores de área reuniram-se com os professores. No auditório, a prof. Leila Matar (Leblon), fez uma reflexão aos Auxiliares de Administração Escolar, com o tema: “As relações interpessoais no ambiente de trabalho, visando um clima harmonioso”. Depois do lanche de todos os dias aconteceu o encerramento, com a celebração da Eucaristia, na igreja paroquial de Santo Agostinho, que foi presidida por Fr. Francisco Ariza e concelebrada por Fr. Jesús Izaguirre e Fr. José María Sánchez. Também estava realizando funções litúrgicas o Diácono Laudemir (coordenador disciplinar da Unidade-Novo Leblon). E finalmente, todos os participantes, nas dependências do Novo Leblon, puderam degustar de um excelente churrasco, oferecido pela direção do CSA de Novo Leblon.

Cabe agora valorizar e levar à prática o apostolado educativo, segundo o Projeto Educativo Institucional” (PEI), que tem pleno sentido e vigência no carisma agostiniano recoleto, sendo a melhor plataforma evangelizadora, para as jovens gerações.