Viernes, 26 de abril de 2024
 
Semana Pedagógica 2015 (I): Educação Diferenciada
 
Colégio Santo Agostinho (CSA), unidades de Leblon y Novo Leblon (RJ, Brasil)
 

Há fatos concretos que levam a educação a uma atualização diante das mudanças sociais e do desenvolvimento tecnológico. Há iniciativas que aproximam crianças, adolescentes e jovens de suas reais necessidades quanto ao aprendizado e formação pessoal. Com o propósito de refletir o ensino e buscar preencher as lacunas da educação atual, os educadores do Colégio Santo Agostinho, no Rio de Janeiro se reuniram na semana de 20 a 24 de julho de 2015, com o objetivo de alinharem seus trabalhos com o Projeto Educacional da Instituição – PEI.

O PEI, cujos valores entram em vigor já em 2015, foi apresentado aos diretores, professores e auxiliares de administração escolar das duas unidades, Leblon e Novo Leblon, pelo Frei José Maria Sánchez, Presidente do Secretariado Geral do Apostolado Educacional da Ordem Agostiniana Recoleta.

Elaborado em maio de 2014, o documento reforça a missão educativa da Ordem, que consiste na formação integral da pessoa humana, de forma a preservar os valores cristãos.

A semana de reflexões foi também uma oportunidade para debater as relações interpessoais entre educador e educando. Auxiliados por profissionais das áreas do Direto e da Psicologia, os educadores foram orientados sobre a importância e os cuidados que devem observar no exercício de suas funções.

Atentos ao chamado de sua vocação, homens e mulheres abraçaram o desafio de encontrar a verdade, o propósito de entusiasmar seus educandos e o ideal de buscar e fazer o bem através do amor nas suas práticas educativas.