Jueves, 18 de abril de 2024
 
Primeiras Comunhões (Eucaristias), no Leblon (RJ, Brasil)
 
Colégio Santo Agostinho (CSA)
 

As famílias que procuram matricular no CSA, a maioria das vezes, o fazem para dar aos seus filhos, uma formação religiosa baseada nos princípios cristãos e nos ensinamentos da Igreja Católica. O colégio Santo Agostinho não se omite nesta tarefa evangelizadora, e presta este serviço com grande responsabilidade. Os alunos inscritos voluntariamente, para receberem a Primeira Eucaristia, participam de aulas catequéticas, com material apropriado à sua idade. Sempre as aulas são dadas, com responsabilidade e competência, pelo Frei Heliodoro Fernández, que demonstra uma grande experiência, na lida com as crianças.

Para os pais católicos, a Primeira Eucaristia dos filhos envolve uma tradição religiosa e familiar, porque, certamente, eles também antanho receberam o sacramento da Eucaristia. O CSA faz o possível, para que os pais vejam-se involucrados, na preparação das crianças, pois, são eles os primeiros responsáveis, pela vida sacramental dos filhos.

O compromisso dos pais compreende a presença e participação em palestras, a eles destinadas, com o desejo de viver a fé em família, acompanhar os conteúdos catequéticos dos filhos e incentivar a participação dominical da Missa, junto com as crianças.

No momento da celebração da Primeira Eucaristia, os pais percebem no rosto de seus filhos, a presença de Deus na família, como também, o encontro com o Divino, muitas vezes esquecido, por causa dos trabalhos e preocupações da vida profissional. O CSA reconhece também que algumas crianças, que recebem a Primeira Eucaristia, têm os pais separados. No entanto, tenta-se minimizar esse grave problema, conseguindo que os pais se unam, embora momentaneamente, por motivo da Primeira Eucaristia de seus filhos.

Como de costume, o local da celebração da Primeira Eucaristia foi a igreja paroquial de Santa Mônica, recebendo a Jesus 171 alunos, dos 191 que fazem parte da 5º ano do ensino fundamental, juntando-se ainda 8 alunos de diversos cursos que entraram neste ano no CSA e, livremente, optaram por receber a Primeira Comunhão. Somente 19 alunos de 5º ano não participaram por serem de outras religiões: evangélicos, espíritas, judeus..., e mais alguns novos que já tinham feito em outros colégios.

A Primeira Eucaristia foi precedida, no dia 29 de maio, por uma emocionante Vigília, para pais e filhos, que consistiu na renovação das promessas do batismo, incutindo nos pais o compromisso de se esforçaram na vivência da fé e perseverança na recepção dos sacramentos. A celebração, presidida pelo Frei Heliodoro, aconteceu no dia 30 de maio, em dois turnos: 10,00h. e 16,00h. Após a cerimônia, todas as crianças da 1ª Comunhão, seus pais, familiares e amigos participaram, no pátio do CSA, de uma confraternização com fartura de doces, salgados e refrigerantes para todos.