Jueves, 18 de abril de 2024
 
Pastoral Vocacional em ritmo de reestruturação Visita dos Promotores da Província Santa Rita e Santo Tomás nas comunidade do Norte do Brasil
 
Dos dias 09-19 de Junho estiveram Frei Danilo e Frei Gustavo visitando as comunidades religiosas do Norte do Brasil.
 

A pastoral vocacional no Brasil já vem desenvolvendo um trabalho interprovincial esse ano, pensando na reestruturação e nova realidade da ordem. Por esse motivo os promotores vocacionais estão se dividindo para visitar as comunidades com o objetivo de seguir com o desafio de implantar a cultura vocacional e animar a todos os religiosos a sermos uma comunidade vocacional, onde todos temos a tarefa de animar e cultivar as vocações. 

Ainda que o tempo de estadia nas comunidades tenha sido pequeno, foi muito eficaz poder encontrar os irmãos e a acolhida recebida por cada comunidade. Também foi possível em algumas delas reunir com as JAR e incentivar aqueles que trabalham diretamente na animação vocacional e pastoral juvenil do Norte do Brasil. 

A visita começou pela comunidade de Portel. Frei Tiago e Frei Rhuam preparam um encontão com a juventude onde os promotores puderam conhecer mais sobre a realidade. Frei Gustavo da Província Santa Rita animou os jovens com seu testemunho vocacional e a proposta de que possam responder com generosidade ao chamado de Deus para suas vidas. Também foi possível compartilhar os desafios e as oportunidades da realidade de Portel para uma Pastoral Vocacional mais integrada. 

Em Breves, a acolhida também foi calorosa. Estavam Frei Cleto, Frei José Manuel e Frei Juan Manuel. Ademais da visita à comunidade, Frei Juan Manuel levou os promotores para visitar a Escola Santa Mônica e o Colégio Santo Agostinho (das irmãs Agostinianas Missionárias). Frei Danilo aproveitou para conversar em particular com alguns vocacionados e acompanhar o processo de discernimento deles. 

Os promotores de Breves, passaram a Salvaterra, viajando junto a Frei José. No porto os aguardava Frei Antônio Rabanal, logo encontravam a Frei Zezinho que os acompanhou até Soure para conhecer a Catedral e a casa das irmãs Agostinianas Missionárias. Frei Danilo dirigiu na comunidade paroquial uma adoração Eucarística Vocacional, onde animou a todos os presentes a rezarem pelas vocações na Igreja, na Prelazia do Marajó e na Ordem. 

Em Belém foi possível pegar um pouco dos festejos juninos, com um café da manhã confraternizado com os padres diocesanos da região. Depois houve um encontrão com o setor juventude da Paróquia São José de Queluz, em que Frei Gustavo deu uma palestra sobre a afetividade, terminando com uma manhã de muito esporte no campo de futebol do Seminário. Ainda foi possível compartilhar com os seminaristas momentos de recreação. A visita terminava com a reunião com os freis da comunidade, Fr. Alessandro, Fr. Pedro e Fr. Luís Carlos; e um delicioso açaí. 

Foram dias intensos e esperamos seguir com coragem chamando aqueles que o Senhor já chamou. 

                                   

Pastoral Vocacional