Sábado, 20 de abril de 2024
 
Mês de preparação especial à profissão solene (2014)
 
e 4ª semana: Não se deixem roubar a comunidade
 

“Nossos ‘dias’ são um ontem que passou” podíamos dizer parafraseando o salmo, já que parece que foi ontem quando nos reuníamos como grupo para o primeiro contato para começar no mês. Estamos escrevendo agora desde as estradas que unem Granada e Madri para lhes contar a experiência desta última semana.

Na segunda-feira, após ter visitado nossas irmãs de Motril e de Baeza o fim de semana, nos congregávamos na sala Santo Ezequiel do convento de Monachil para retomar o trabalho a nível formativo. Aproveitamos a manhã para escutar a situação das Províncias de São Nicolau de Tolentino, Santo Agostinho, Santa Rita de Cassia e Nossa Senhora da Consolação, apresentadas pelo Frei José Ramón.

Nesta semana tivemos entre nós ao Frei Enrique Gómez que nos tem conduzido pelos elementos essenciais de nosso carisma, centrando sobretudo no tema da interioridade e apostolado, já que na semana anterior tínhamos tido a possibilidade de falar dos diversos apostolados da Ordem.

Sem lugar a dúvidas, após os Exercícios Espirituais Agostinianos com Frei Enrique Eguiarte e agora com Frei Enrique Gómez orientando a reflexão de nosso carisma à luz das Constituições saímos enriquecidos.

Os dias foram intensos em conteúdos. Tínhamos dois momentos pela manhã de exposição e depois pela tarde, contribuíamos com as nossas reflexões sobre o tema tratado. De maneira que ouvir aos irmãos nos ajudava a perceber que verdadeiramente a vida religiosa é VIDA, e ante as diversas crises que possamos estar atravessando não podemos negar que tem chispas de esperança.

Na sexta-feira tivemos a oportunidade de festejar o aniversário do Frei Rafael Morales, formador dos professos da Província Santo Tomás de Vilanova, com os irmãos de Monachil e outros irmãos das comunidades de Granada.

Na tarde o Frei Simón Puertas Pérez, Prior Provincial, de maneira muito próxima, nos compartilhava a realidade da Província Santo Tomás de Vilanova. O Frei Simón deixou um espaço para que fizéssemos perguntas, e nos fez questão de que a riqueza e a pobreza da Província passa pelas pessoas e pelos rostos concretos, convidando ao final de sua exposição a que sejamos “construtores de comunidade”. Pela noite nos convidavam a tomar um refrigerante na Zubia para fazer frente ao calor das terras de Monachil.

No sábado tivemos uma exposição da revitalização e reestruturação da Ordem com o Prior General, Frei Miguel Miró, que nos apresentou de maneira muito ilustrativa a situação atual de nossa Ordem e a importância de se revigorar e se reestruturar no hoje da Igreja. O Prior Geral deixou um espaço para pedidos e perguntas, o que nos possibilitou trocar sonhos e a ser conscientes da importância de viver o presente da vida consagrada e da Ordem neste momento em que a Igreja nos apresenta desafios dentro da Nova Evangelização.

Nos reuníamos, depois do colóquio com Frei Miguel Miró, na capela da comunidade para a missa de clausura do Mês da Preparação para a Profissão Solene, foi presidida pelo Frei Miguel Miró (Prior General), e concelebrada pelo Frei Simón Puertas (Prior Provincial de Santo Tomás), Frei José Ramón (Vigário Geral da Ordem e responsável pelo mês de preparação), Frei Luciano, Frei Juan Pablo; e estava também conosco o Frei Enrique Gómez.

Terminamos o mês de preparação com uma comida preparada especialmente para despedir aos que partíamos para nossas comunidades de Madri e de Colômbia. O único que nos fica é dar graças a Deus por cada pessoa que compartilhou nestes dias conosco, e de maneira especial à comunidade de Monachil que não colocou reparo em nos atender com tanto carinho e cuidado. 

Saímos animados e com o coração ardendo como aqueles discípulos de Emaús que reconheceram a presença do Mestre ao partir o Pão e nas Escrituras. Tudo tem sido um grande presente de Deus, que agora nos anima à tarefa de dar nosso Sim a Deus na companhia dos irmãos.