Jueves, 18 de abril de 2024
 
Mês de preparação especial à profissão solene (2014)
 
3ª semana: Exercícios Espirituais Agostinianos [Retiro Anual]
 

Esta semana foi destinada aos “Exercícios Espirituais Agostinianos” dirigidos pelo Frei Enrique Eguiarte, quem chegou o sábado dia 12, pela noite.

Durante o dia domingo tivemos a oportunidade de visitar alguns lugares emblemáticos da cidade de Granada, como a Basílica de São João de Deus, na qual se encontram seus restos; o mosteiro das irmãs Jerônimas, onde se encontra enterrado o dominicano Frei Luís de Granada, e a Paróquia do Perpétuo Socorro dos Redentoristas.

Pela noite, junto à comunidade e os noviços de Monteagudo, que vieram a realizar conosco os exercícios espirituais, como preparação a sua Profissão Simples no próximo dia 02 de Agosto, nos dispusemos a ver a final do Mundial de Futebol.

Na segunda-feira, pela manhã, iniciamos oficialmente nossos exercícios espirituais com o Oficio de Leituras e Laudes; o horário esteve distribuído da seguinte maneira: uma palestra na manhã e outra na tarde, Lectio divina pessoal pela manhã e, na tarde, reflexão comunitária em torno do tema proposto ao início do dia pelo Frei Enrique.

Estes exercícios espirituais giraram ao redor do tema da comunidade, a oração, a fraternidade, o perdão e a Eucaristia, a cada dia tinha um texto bíblico base que fundamentava a Lectio divina pessoal e a reflexão comunitária das tardes.

Na quinta-feira, dia 17, celebramos o dia da Reconciliação ou do Perdão, pelo que à tarde tivemos um espaço propício para nos acercar ao sacramento da penitência, de maneira que possamos continuar com ânimo firme nosso caminho de conversão pessoal e comunitária.

Na sexta-feira, dia 18 de julho, na Paróquia Santo Tomás de Vilanova, às 12:00 hs., celebramos a Pascoa do Frei David Hernández (ex-Prior Provincial da Província Santo Tomás de Vilanova e ex-Vigário General da Ordem). Muitas pessoas participaram do funeral, especialmente os membros das Fraternidades Seculares de Granada, Monachil e Motril, a quem o Frei David acompanhava desde fazia muitos anos. A celebração eucarística foi presidida pelo Frei Miguel Ángel Hernández (atual Vice-Mestre de Noviços, sobrinho do Frei David e ex-Prior Provincial, igual que seu tio) e concelebrada por mais de 20 religiosos, entre eles o atual Prior Provincial, Frei Simón Puertas.

Neste mesmo dia, concluímos nossos exercícios espirituais, com o rezo das Vésperas juntamente com os irmãos noviços. À noite, nos dirigimos ao Cerro dos Nevados, para jantar ao ar livre que, neste tempo do verão, é um costume muito comum nesta zona de Granada.

Durante os dias 19 e 20 tivemos a oportunidade de visitar vários lugares próximos a Granada, na mesma Andaluzia, e relacionados com a história da Ordem.

No sábado, fomos a Motril, província de Granada, lugar importante para a Ordem, pois ali foram martirizados ao começo da Guerra Civil espanhola, em 1936, os Beatos Vicente Soler e companheiros. Nos receberam os freis da comunidade de Motril, que atendem a igreja de Nossa Sra. da Victoria, o Centro Educativo Santo Agostinho e a Paróquia São José. Nos acompanharam até o cemitério, para poder visitar a fossa comum na que se encontram os restos dos Beatos, lembrando assim a estes freis insignes da Ordem, seu desumano martírio e para rezar uns instantes e implorar a sua intercessão; depois subimos ao Santuário no que se venera a Nossa Senhora da Cabeça, padroeira da cidade, e lugar no que se diz foram martirizados alguns dos freis. Terminada a comida (almoço) visitamos às monjas Agostinianas Recoletas contemplativas desta cidade, conhecidas como as Nazarenas, pelo seu particular voto a Jesus Nazareno. Pela tarde, tivemos um tempo para ir às encantadoras praias da costa granadina e desfrutar do mar Mediterrâneo, ainda que se encontrava com bandeira vermelha por causa das fortes ondas, mas isto não impediu que alguns irmãos pudessem ser divertido com tão maravilhoso espetáculo.

No domingo iniciamos nosso percurso em Baeza, província de Jaén, celebrando a eucaristia no Mosteiro Santa Maria Madalena, das monjas Agostinianas Recoletas, no que viveu santamente a Venerável Soror Mônica toda de Jesus, e que hoje se encontra a caminho aos altares. Ainda vivem algumas das religiosas que compartilharam parte de sua vida com ela; de ali partimos à Úbeda, cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, onde passou seus últimos dias o carmelita descalço São João da Cruz, aí mesmo visitamos o mosteiro no qual morreu e onde ainda se conservam algumas de suas relíquias; depois regressamos novamente a Baeza, para conhecer um pouco o povo e compartilhar a deliciosa e extraordinária comida que nos brindaram nossas irmãs de o mosteiro Santa Maria Madalena.

Nos acompanharam os noviços de Monteagudo, que desde aqui iniciavam seu caminho de regresso a casa, depois de concluir os exercícios espirituais e compartilhar estes momentos conosco.