Viernes, 26 de abril de 2024
 
Mês de preparação especial à profissão solene (2014)
 
Começa o mês de preparação imediata para a profissão solene. Primeira semana…
 

Ano após ano a Ordem dos Agostinianos Recoletos convoca um encontro para os religiosos que têm concluído seu período de formação inicial e desejam dar o passo definitivo de se incorporar a esta família. Neste ano o lugar do encontro é Monachil, Granada (Espanha).

Cinco religiosos Agostinianos Recoletos, vindos desde os mais diversos lugares do mundo, Estão reunidos no convento-casa de espiritualidade “Nossa Senhora do Bom Conselho” para fazer a sua preparação para a profissão solene. Durante todo o mês de julho estarão reflexionando, compartilhando e orando, para responder com alegria ao chamado do Senhor e se afiançar na sua opção de se incorporar à Ordem de Agostinianos Recoletos para toda a vida.

Neste ano os participantes pertencem a quatro Províncias Agostinianas Recoletas:

  • Frei Marcos Liu Yu, chinês, da Província de São Nicolau de Tolentino;
  • Frei Hugo Andrés Rubiano e Frei Gustavo Adolfo Sánchez, colombianos, da Província de Nossa Senhora da Candelária;
  • Frei Danilo José Janegiz, brasileiro, da Província de Santo Tomás de Vilanova;
  • Frei Sofiano Ayquipa, peruano, da Província de São José.

Frei José Ramón Pérez, presidente do Secretariado geral de Formação da Ordem dos Agostinianos Recoletos, é o organizador e coordenador do encontro. Com ele colaboram três religiosos: Frei Luciano Audisio, argentino, da Província de Santo Tomás de Vilanova; Frei Juan Pablo Martinez, colombiano, da Província de Nossa Senhora da Candelária e Frei Fabián Martín, mexicano, da Província de São Nicolau de Tolentino.

Na primeira semana, que foi de 30 de junho ao 7 de julho, se trataram os temas da consagração religiosa e da antropologia dos conselhos evangélicos ou votos, como se lhes conhece comumente. O desenvolvimento dos conteúdos esteve ao cargo de Frei Fabián Martín.

Os temas tratados abarcaram desde a consagração religiosa, os aspectos humanos que mais se vêem implicados na mesma, como são o mundo de necessidades e desejos, e a forma dos viver livre e responsavelmente; os três conselhos evangélicos: castidade, pobreza e obediência; até o tema da identidade do consagrado e da fidelidade na vida religiosa. Por sua vez, os assistentes foram lendo por sua conta diferentes materiais referidos a esses temas, e contribuindo suas reflexões a partir de sua experiência de vida.

Para o fim de semana se organizou um passeio turístico à Alhambra e o Generalife, dois monumentos artísticos representativos do passo dos árabes pela Espanha medieval. Também se teve a ocasião de visitar um dos conventos das religiosas agostinianas recoletas de vida contemplativa de Granada, do bairro do Albaicín. Com elas se compartilhou a oração das vésperas e um momento de adoração ao Santíssimo. E depois, no locutório, em ambiente de alegria e fraternidade, se compartilhou a vida, a própria vocação e alguns deliciosos docinhos.