Viernes, 19 de abril de 2024
 
MADRI -Bairro Colónia de Ibéria, Distrito de Barajas - (Espanha)
 
Paróquia Nossa Sra. de Loreto
 

Arquidiocese de Madri.
Titular do templo: Nossa Sra. de Loreto.

Paróquia Nossa Senhora de Loreto

A assunção por parte de nossa Província da Paróquia de Nossa Senhora de Loreto no distrito de Barajas (cidade de Madri) é, em certo modo, conseqüência da ereção como Paróquia de nossa igreja de Santa Mônica de Madri. A reestruturação pastoral da Arquidiocese propiciada pelo Arcebispo Dom Casimiro Morcillo, implicava a criação de novas paróquias na cidade e sua assinação a comunidades religiosas, desde que se aceitasse outra Paróquia na periferia de Madri.

A Paróquia foi criada pelo Decreto do dia 12 de abril de 1965 e entregada ad nutum Sanctae Sedis. Instalou-se a primeira comunidade religiosa (fevereiro de 1966) num apartamento cedido a tal efeito pela companhia de aviação Ibéria. O dia 14 de março de 1966 começou-se a “instalação” da capela pré-fabricada e nela se celebrou o serviço religioso até que se começaram as obras do novo templo.

No dia 9 de junho de 2000 foi abençoada e colocada a primeira pedra para a edificação do atual complexo paroquial, que inclui o templo, a residência dos religiosos e outras salas, escritórios e espaços para a atividade paroquial. Finalizadas as obras, o complexo foi abençoado e o templo solenemente consagrado pelo Sr. Arcebispo de Madri, o Cardeal Dom Antônio Maria Rouco Varela, no dia 10 de dezembro de 2002.