Miércoles, 08 de mayo de 2024
 
Jornadas Pedagógicas Agostinianas no Colégio Santo Agostinho
 
De 24 a 27 de julho aconteceram as Jornadas Pedagógicas Agostinianas no Colégio Santo Agostinho, Novo Leblon, na Barra da Tijuca. Essas Jornadas buscaram proporcionar aos educadores agostinianos do Rio de Janeiro, (unidades Leblon, Novo Leblon e Instituto Cultural Santo Agostinho), a formação integral e continuada tão necessária para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Através de palestras, oficinas, reuniões de áreas e momentos de confraternização, reforçamos as bases pedagógicas agostinianas, o objetivo pastoral desse curso, seu lema “Se amas a Cristo, segue-o” e o valor agostiniano de 2018, a amizade.
 

As palavras iniciais do diretor, Frei Francisco Ariza Bertos, já nos deram o caminho que percorreríamos, não só nesses três dias, mas em todo o segundo semestre, que estamos iniciando: os desafios propostos pela implantação das propostas da Base Nacional Comum Curricular em unidade com a proposta pedagógica agostiniana cuja palavra chave seria “inovação”.

E, de fato, inovação não faltou nesses dias de aprofundamento e aperfeiçoamento. A começar pela proposta, acolhida carinhosamente por todos, da gravação de um vídeoclip para o hino do ano da amizade em português – “Se amas a Cristo, segue-o”. 

“Organizando o nosso tempo” foi o tema do primeiro dia e nos levou a refletir sobre como gerimos nosso tempo. Em seguida, os educadores participaram de duas oficinas, dentre sete, que foram oferecidas. O conjunto das oficinas foi pensado para contemplar tanto a formação pessoal, quanto a profissional e a espiritual, a saber: “A voz de quem educa”, “Ginástica laboral”, “Santo Agostinho no século XXI”, “Interpretação interdisciplinar de imagens”, “A escolaridade para além da educação”, “Marketing pessoal”, “Liderar com respeito”. 

No segundo dia, a temática foi “Cuidando do que é nosso”, assim, tratamos de questões intrinsicamente ligadas ao universo agostiniano. A primeira palestra, “A amizade em Santo Agostinho” permitiu-nos mergulhar mais fundo no valor agostiniano deste ano, mostrou-nos o quanto nosso patrono transformou o conceito clássico e filosófico da amizade e nos fez refletir sobre as verdadeiras amizades. Aprendemos que “ter amigos prolonga em dez anos a vida das pessoas e é o diferencial para fazer uma pessoa ser feliz” – dados esses retirados de uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard. Posteriormente, fomos apresentados ao Protocolo de Proteção e Prevenção da Infância e da Adolescência na Ordem dos Agostinianos Recoletos, visando não apenas informar sobre os procedimentos padrões a serem tomados em qualquer caso de abuso ou violência como também cuidar de nossos educadores através da prevenção e da conscientização do que vem ocorrendo pelo Brasil com base no art. 227 da constituição.   Entre essas duas palestras, aconteceu uma confraternização com música no ginásio, com muita animação. Tivemos também uma apresentação ao vivo da banda formada por professores da unidade Novo Leblon. O grupo abusou de cantos populares brasileiros e proporcionou um clima de alegria e fraternidade que marcou a gravação do hino do ano da amizade.

Chegando ao terceiro e último dia dessas Jornadas, trabalhamos a temática “Respondendo aos novos desafios”. Após os momentos iniciais comuns a todos os dias, de oração e retrospectiva, o grupo foi dividido: professores permaneceram no auditório para trabalharem a implantação da BNCC em nossas unidades e como ela se encaixa nas propostas pedagógicas agostinianas. Em seguida, os diferentes grupos se dividiram com seus coordenadores de área para um trabalho mais prático e pontual. Já os funcionários administrativos foram convidados a refletir sobre “A importância das relações interpessoais e o trabalho em grupo no ambiente de trabalho”. Além de uma palestra formativa sobre o tema, foram desafiados a participarem de diversas dinâmicas e vivências que os ajudariam a transpor a teoria para a prática e, assim, cada vez mais, aplicar os conhecimentos em suas tarefas e departamentos.