Jueves, 28 de marzo de 2024
 
O que é a JMJAR? E outras cinco perguntas sobre o grande encontro das JAR
 
Pela quarta vez, as Juventudes Agostinianas Recoletas -JAR- celebram, antes da JMJ, a Jornada Mundial da Juventude Agostiniana Recoleta -JMJAR. Trata-se de um grande encontro das JAR que reúne mais de 350 jovens de 12 nacionalidades diferentes. O encontro da JMJAR e JMJ acontece no Panamá de 18 a 27 de janeiro de 2019.
 

O que é a JMJAR?

A JMJAR são as letras que significam Jornada Mundial da Juventude Agostiniana Recoleta. Trata-se de um único encontro que reúne as Juventudes Agostinianas Recoletas (JAR) de todo o mundo. A JMJAR dura aproximadamente sete dias. São dias de convivência, reflexão e formação. Durante as jornadas, jovens de todo o mundo compartilham suas experiências de fé, aprendem mais sobre a fé participando das catequeses, celebram seu carisma nas eucaristias e conhecem os jovens de outros lugares do planeta. Além das atividades próprias, os jovens participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

 

Que são as JAR?

As JAR são as Juventudes Agostinianas Recoletas. O movimento JAR é uma organização católica e internacional juvenil, demarcada dentro da estrutura da Ordem dos Agostinianos Recoletos, e presente em muitos dos países onde os religiosos desenvolvem seu trabalho pastoral. Este movimento surge pelo desejo dos Agostinianos Recoletos e à chamada da Igreja a compartilhar o carisma próprio com os jovens, para ajudá-los desta forma em sua proposta ao chamado que Deus faz a todo ser humano. Os jovens das JAR se reúnem periodicamente e participam de retiros e convivências onde reforçam sua fé.

 

Que relação tem a JMJAR com a JMJ?

A JMJAR acontece antes da JMJ. A participação na JMJAR inclui a participação na JMJ. Isto se deve a dois motivos: o primeiro, para que sirva como preparação para a JMJ. Além disso, originalmente se acreditava ser uma oportunidade vincular as duas atividades para aproveitar o impulso da JMJ e criar comunhão entre os membros das JAR de todo o mundo.

 

Com que frequência se celebra a JMJAR?

Ela é realizada a cada três anos, coincidindo com a Jornada Mundial da Juventude.

 

Como será a edição de 2019?

A JMJAR 2019 acontece no Panamá, concretamente no Colégio Santo Agostinho em Costa del Leste. Participam mais de 350 jovens provenientes de 12 países: Estados Unidos, México, Costa Rica, República Dominicana, Guatemala, Colômbia, Brasil, Venezuela, Argentina, Honduras, Peru e Panamá.

 

Fonte: Site da Ordem: http://www.agustinosrecoletos.com/2019/01/que-es-la-jmjar-preguntas/

Tradução: Frei Mason