Domingo, 17 de febrero de 2019
 
Frei Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida é ordenado diácono
 
Depois do tríduo em preparação à sua ordenação diaconal, realizado de 06 a 08 de fevereiro de 2019, frei Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida foi ordenado diácono transitório na celebração das 18h00 do dia 09 de fevereiro de 2019 na matriz da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Vila Hamburguesa, região Lapa, em São Paulo, durante a celebração eucarística presidida por Dom Benedito Beni dos Santos, bispo emérito de Lorena, SP.
 

Frei Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida é filho de Valmir Rodrigues de Almeida e Dalva Maria Ferreira de Almeida; tem uma irmã, Rhuany Ferreira Rodrigues de Almeida. Natural de Muqui, Estado do Espírito Santo, frei Rhuam nasceu em 17 de novembro de 1991, foi batizado em 26 de fevereiro de 1993, fez a primeira comunhão em 28 de abril de 2002 e crismado em 21 de abril de 2007.

Completou os ensinos fundamental e médio em sua cidade natal, fez o acompanhamento vocacional com frei Mason e entrou na Província Santa Rita de Cássia, da Ordem dos Agostinianos Recoletos, no dia 08 de fevereiro de 2010, no seminário Nossa Senhora Aparecida, Capelinha, em Franca, São Paulo. Depois de 03 anos (2010-2012) completou os estudos de filosofia e foi para a Colômbia, onde fez o noviciado em 2013 no Monsteiro El Desierto de la Candelaria.

Os estudos de teologia foram realizados em São Paulo, Capital, na Universidade dos Salesianos (UNISAL), Campus Pio XI. Residindo no Teologado Santa Mônica e trabalhando pastoralmente na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, onde viria a ser ordenado diácono, nos anos de 2016 e 2017, frei Rhuam foi orientador vocacional local e responsável pela Juventude Agostiniana Recoleta (JAR) no teologado Santa Mônica.

Emitiu os votos simples no dia 08 de janeiro de 2014 na Paróquia e Seminário Nossa Senhora Aparecida, Capelinha, em Franca; recebeu o leitorado e o acolitato no dia 03 de janeiro de 2018 no Centro Teresiano de Espiritualidade (CTE) em São Roque, São Paulo, durante a realização da assembleia anual 2018 da província Santa Rita de Cássia.

Terminados os estudos de teologia no final de 2007, frei Rhuam foi transferido para a comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Luz, Portel (Marajó), Pará, onde chegou em janeiro de 2018, para iniciar a experiência de inserção pastoral.

Aprovado para fazer a preparação para a profissão solene, frei Rhuam passou um mês e meio na Espanha, onde participou do Curso de Preparação para a Profissão Solene, quando teve a oportunidade de conhecer um pouco mais a Ordem e outros frades recoletos. O curso foi realizado em duas casas da Ordem: No Convento Nossa Senhora do Bom Conselho, em Monachil, Granada, de 15 de julho a 11 de agosto; e na residência dos agostinianos recoletos em Marcilla, Navarra, de 12 a 25 de agosto.

Aprovado para a profissão solene, frei Rhuam emitiu os votos perpétuos na Província Santo Tomás de Vilanova, à qual foi incorporada a Província Santa Rita de Cássia em 10 de outubro de 2018, dia de Santo Tomás de Vilanova. A profissão solene foi feita no dia 05 de dezembro de 2018, na comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Luz, Portel (Marajó), Pará.

Nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro de 2019, frei Rhuam participou do tríduo em preparação à sua ordenação diaconal, realizado na mesma igreja onde foi ordenado diácono em 09 de fevereiro de 2019. Frei Rhuam recebeu a ordem do diaconato pelas mãos e oração consecratória de dom Benedito Beni dos Santos, bispo emérito de Lorena, Cidade de São Paulo, na celebração eucarística realizada às 18h00 na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Vila Hamburguesa, região Lapa, SP.

Parabéns, frei Rhuam! “Uma Só alma e um só coração dirigidos para Deus”, sempre.

Frei Mason