Jueves, 28 de marzo de 2024
 
Formação Permanente no Vicariato do Brasil sobre Juventudes Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional
 
Os Jovens, A Fé e o Discernimento Vocacional é o tema central que marca o ano 2018 na Ordem Agostiniana Recoleta e não poderia ter sido outro o tema da Semana de Formação Permanente Interprovincial que aconteceu de 04 a 08 de junho, no Sítio Santo Agostinho, Rio de Janeiro.
 

Com uma programação totalmente voltada para a cultura e a realidade da juventude, tivemos como facilitador o Padre Antônio Ramos Prado, assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Igreja do Brasil – CNBB que muito nos ajudou a ampliar nosso olhar com relação a esta temática.  

As palavras iniciais foram do Frei Francisco Javier Monroy, Secretário Geral de Espiritualidade e Formação e reforçavam como temas centrais, para todos os ministérios, os temas da vocação, da formação e da juventude e animavam a cada um de nós, frades e leigos, a focar nossa atenção e nosso empenho no que é importante e fundamental, com disponibilidade de coração e confiança nos caminhos de Deus. 

Em seguida, Padre Toninho começou a alinhar nosso olhar ao da Igreja do Brasil. Nos apresentou além da cultura e realidade jovem, uma retrospectiva histórica da Pastoral Juvenil na Igreja brasileira, não deixando de passar pelos desafios e perspectivas pastorais que nos são propostas do no documento 85, da CNBB, “Evangelização da Juventude”.  

A cada dia da semana fomos nos aprofundando no tema e na visão de nossa juventude, passando por tópicos essenciais para um trabalho sério: o Acompanhamento Pessoal em vistas a ajudar o jovem a pensar em seu Projeto de Vida. 

Após dois dias inteiros, uma manhã de trabalho e uma visão clara da juventude no Brasil, nos despedimos do Padre Antonio Prado e passamos a direcionar, com a ajuda do Frei Javier e do Frei Danilo Janegitz, o nosso olhar para a proposta da OAR para toda a sua Juventude: JAR – Juventude Agostiniana Recoleta com seu estatuto, itinerário e manuais de trabalho, além da observação de que os nossos desafios e propostas são muito similares aos apresentados pelo Padre Prado e que o caminho do acompanhamento e do projeto de vida já é uma realidade em nossos grupos JAR.  Finalizamos nosso encontro com a atualização por parte do Frei Xavier dos novos temas a serem tratados na Cúria Geral: a nova comunidade em Cuba, a implantação do itinerário formativo – IFAR, a criação dos CEAR.

Foram dias de aprendizado, renovação e fortalecimento de nossa missão. Que o Senhor siga nos encorajando a responder aos desafios que nos interpelam, nos possibilite sempre o dom de um olhar claro, crítico e realista para que possamos deixar um testemunho coerente perante o mundo e os jovens. 

Rosanna Pucarelli,

 Departamento Pastoral do Colégio Santo Agostinho Novo Leblon