Jueves, 25 de abril de 2024
 
Finaliza a IV Jornada Mundial das Juventudes Agostiniano-Recoletas (JAR)
 
Do dia 18 ao dia 22 de janeiro de 2019, às portas da celebração da Jornada Mundial da Juventude na Cidade de Panamá, membros da JAR do mundo todo se reuniram pela quarta vez em um encontro de conhecimento e fraternidade, de formação e espiritualidade, de lazer e diversão.
 

A IV Jornada Mundial das Juventudes Agostiniano-Recoletas (JMJAR 2019), movimento juvenil da Família Agostiniano-Recoleta, foi realizada do dia 18 ao dia 22 de janeiro na cidade de Panamá nos dias anteriores ao início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ2019) e o encontro com o Papa Francisco de jovens de todo o mundo.

 

APRESENTAÇÃO DAS DELEGAÇÕES - DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS

A JMJAR2019 começou na sexta-feira dia 18 de janeiro nas instalações do Colégio Santo Agostinho dos Agostinianos Recoletos na cidade de Panamá, com a apresentação das delegações dos grupos JAR com assistentes por países.

A Ordem esteve representada por todas as 4 províncias. Vários religiosos, jovens das JARs e leigos marcaram presença.

A primeira reflexão comum, de carácter bíblico, foi dirigida pelo agostiniano recoleto Francisco Javier Monroy, presidente do Secretariado Geral de Espiritualidade e Formação da Ordem dos Agostinianos Recoletos. Também neste dia houve um encontro com o missionário agostiniano recoleto Ismael Xuruc, da comunidade de Antilla (Cuba), que falou aos jovens sobre os "Discípulos missionários".

O prior geral da Ordem, Miguel Miró, Presidiu a celebração Eucarística na qual convidou aos jovens a "criar a unidadecontra a divisão que existe na sociedade, para sonhar e para transmitir alegria aos agostinianos recoletos".

Durante todas as noites o Festival das Nações foianimado pelas canções e danças típicas das nações presentes, em um encontro cheio de alegria, diversão e com espaços para compartilhar, conhecer e respeitar as diferentes culturas incorporadas nos membrosdas JAR ao redor do mundo.

 

PANAMÁ, TERRA AGOSTINIANA RECOLETA

Durante a segundo Jornada, após a oração comum guiada pela JAR Argentina, houve um passeio cultural pela Cidade de Panamá, cheia de lugares emblemáticos para a História da Recoleção Agostiniana na América. Foi visitada a histórica igreja de São José, “a igreja do altar de ouro”, como é conhecida pelos habitantes da cidade.

Pela tarde, na Igreja de Pedra, a paróquia de São João Batista de la Salle e Santa Mônica, foi celebrada uma Missa na qual Albeiro Arenas, prior provincial da Província de Nossa Senhora da Candelária que acolheu nas suas comunidades a IV JMJAR, compartilhou de forma interativa a Palavra de Deus convidando aos jovens a ser uma juventude alegre, ao encontro de Jesus e na vida comunitária fraterna.

À noite houve uma adoração e renovação dos votos diante do Santíssimo Sacramento preparada pela Delegação do Brasil.

 

LÍDERES, COM IDENTIDADE PRÓPRIA, DESAPEGADOS PARA O SERVIÇO ECLESIAL

O terceiro dia da JMJAR começou com um ato Mariano dirigido pela delegação mexicana, seguido por um momento de jogos e cantos organizado pela delegação da Guatemala.

O agostiniano recoleto Nicolás Vigo foi o encarregado da segunda catequese, dedicada a liderança"O líder  ânimo para trabalhar, ajuda a sonharmostra tranquilidade nas situações mais difíceis sem perder suas funções; transmite paixão, demonstra afeto e preocupação, a partir de sua própria interioridade transmite paz e serenidade ".

Pela tarde foi o agostiniano recoleto Carlos MariaDomínguez que falou sobre a Identidade agostiniana-recoleta e recordou as principais características do movimento JAR: Orante, comunitárioSolidáriomariano.

Celebração Eucarística foi presidida pelo Cardeal José Luis Lacunza, bispo da Diocese Panamenha de David e agostinho recoleto, que convidou aos jovens ao desapego e a deixar que Deus governe toda a sua existência. O dia terminou com uma vigília de oração acompanhada pela música de Kairy Márquez.

 

ABERTURA OFICIAL DA JMJ2019

Dez sacerdotes agostinianos recoletos estiveram desde as nove da manhã até uma da tarde no Parque do Perdão para conferir o sacramento da Reconciliação na última jornada de JMJAR. No parque há também uma Feira Vocacional, na qual abriram um espaço próprio da Família Agostiniano-Recoleta.

À tarde, os participantes do JMJAR já estavam incorporados às atividades da JMJ2019. Na faixa costeira participaram da Celebração Eucarística presidida pelo bispo José Domingo Ulloa, que relembrou aos jovens que eles são os " verdadeiros protagonistas para as mudanças e transformações que a humanidade e a Igreja exigem".

A partir daí, os jovens agostinianos recoletos se envolveram nas atividades da JMJ. Como anedota, nada mais chegar à Cidade de Panamá para participar do principal evento com os jovens da Igreja Católica, o Papa Francisco recebeu seu primeiro presente uma pulseira JMJAR, entregue por uma aluna do Colégio Santo Agostinho e participante da JMJAR, Marianne Mathieu Pitty.

 

Fonte: Site da Província São Nicolau de Tolentino: 

https://www.agustinosrecoletos.org/actualidad/17001/finaliza-a-iv-jornada-mundial-das-juventudes-agostiniano-recoletas-jar

Edição para esta página: frei Mason