Viernes, 29 de marzo de 2024
 
A festa de santa Rita de Cássia (IV)
 
Paróquia São José de Queluz (Belém, PA, Brasil)
 

Aconteceu no período de 13 a 22 de maio na Paróquia São José de Queluz, a festa em honra a Santa Rita de Cássia, com o tema: “Santa Rita e o nosso amor à Eucaristia” - Rumo ao XVII Congresso Eucarístico Nacional de 2016. Este ano a festividade abrangeu o Ano Eucarístico, que a Arquidiocese está vivendo, dando ênfase aos milagres Eucarísticos antes, durante e depois da vida de Santa Rita. A festividade iniciou-se com o novenário do dia 13 à 21 de maio, dentre esses dias cada pastoral e grupo Paroquial teve uma responsabilidade dentro da liturgia diária, assim tendo total envolvimentos dos grupos e movimentos paroquiais dentro da festividade 2015.

O “Arraial” teve início dia 15 de maio com o jantar de Santa Rita, sendo que apresentou-se os cantores da nossa Paróquia, Mauro & Banda no Pátio coberto, foi uma noite cultural com muitas comidas deliciosas no menu que era filé ao molho madeira e bacalhau. Já no segundo dia apresentou-se o cantor e compositor da nossa terra Nilson Chaves que este ano compôs uma música em homenagem a Santa Rita “Santa Mulher”, foi uma noite de alegria, logo em seguida houve a apresentação do grupo Parafoclorico os Baioras assim finalizando a segunda noite de arraial a festividade. Durante todo o arraial foram vendidas comidas típicas da nossa região, e tinha um cantinho especial que vendia lembranças de Santa Rita, tudo isso foi organizado pelas pastorais e movimentos juntamente com a diretoria da Festividade de Santa Rita 2015.

Durante o mês de maio a procura por Santa Rita de Cássia cresce. As novenas ficam mais cheias, muitos devotos buscam, pela intercessão da Santa das Causas Impossíveis. No dia 21 às 17h aconteceu o traslado da imagem peregrina de Santa Rita com saída da comunidade Santa Rita localizada na Jabatiteua em direção a Paróquia de São José de Queluz. Durante a procissão pelas ruas do bairro de Canudos os fiéis se emocionavam ao verem a passagem da Taumaturga de Cássia.

O dia 22 de maio, festividade de Santa Rita de Cássia, iniciou-se o dia com a Missa solene às 7h presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, juntamente com os Freis Agostinianos e em seguida iniciou-se a Procissão das Rosas pelo bairro de Canudos. Movendo um mar de gente com sombrinhas e muitas rosas vermelhas, durante o trajeto muitas pessoas se emocionavam e pediam bênçãos à Santa Rita de Cássia que este ano teve um aumento significativo em relação ao ano passado que era de 4 mil e agora passa a ser de 5 mil aproximadamente; isso mostra que a cada ano que passa só tende a crescer a devoção em Santa Rita que já é uma tradição de mais de 50 anos no bairro de Canudos.

Ao longo do dia 22 houve várias celebrações em homenagem a Santa Rita. A missa das 10 hs foi presidida pelo bispo de Cametá, Dom Jesús María Cizaurre oar, e logo após, várias missas presididas pelos freis Agostinianos Recoletos, sendo a última, às 20h, presidida pelo Pároco Fr. Roan Ataíde e logo após houve uma queima de fogos assim sinalizando o final da Festividade 2015. Muitos meios de comunicações de Belém, fizeram a cobertura da Procissão, aparecendo as noticias em vários “jornais” locais da tarde e da noite.

Já no pátio coberto, acontecia a última noite de arraial com atração “Nosso Tom” uma banda local, assim finalizando a noite com o sorteio da Imagem de 80cm da rifa de Santa Rita de Cássia que foi passada durante todos os dias da festividade.

Durante toda a festividade aconteceu a cobertura completa da festividade através da Pascom (Pastoral de comunicação), assim enviando em tempo real as fotos para a fanpage da Paróquia que este ano teve um grande aumento de internautas em relação ao ano passado.

Fanpage: www.facebook.com/pascomqueluz

Autor: Rafael Reis
Membro da Pascom de Queluz