Viernes, 29 de marzo de 2024
 
A festa de santa Rita de Cássia (III)
 
Mosteiro de San Cristóbal, de Villagarcía de Arousa (Pontevedra, Espanha)
 

Um ano mais realizou-se a festividade de Santa Rita de Cássia em Villagarcía de Arousa (Pontevedra), cuja imagem e devoção está concentrada no mosteiro das Agostinianas Recoletas da rua Vista Alegre em dita cidade.

A programação, ao igual que todos os anos, contou com o novenário de preparação e a festa no dia da santa, 22 de maio. O novenário teve todos os dias três missas com suas respectivas orações próprias do novenário, os últimos três dias esteve o Frei Ignacio Díez, oar, presidindo as duas missas da tarde.

Em cada centro de espiritualidade, a devoção a santa dos impossíveis tem sua peculiaridade. Aqui em Villagarcía no dia da festa quem queira ver à santa tem que assistir a missa, porque são celebradas 12 missas e a procissão, uma missa em cada hora (exceto das 2 às 4 horas da tarde). Em todas elas os bancos da igreja têm sido retirados e todos assistem de pé, e mesmo assim, todas as missas têm muitíssimos fiéis, umas mais que outras, mas sem dúvida que com os bancos não entrariam em nenhuma missa todos os que participaram. E quem queira entrar para visitar somente à santa dos casos desesperados não pode passar por que os acessos estão cheios de gente participando da missa.

A procissão é pela noite a diferença de muitos lugares, concretamente às oito da tarde. Os jornais locais fizeram-se eco com titulares: «Os fiéis pagam os milagres de Santa Rita com peregrinações, desmaios e ex-votos gigantes» (Faro de Vigo); «A advogada dos impossíveis recebe o fervor dos villagarcianos na procissão solene» (Voz de Galicia); «Milhares de impossíveis rogam a Santa Rita» (Voz de Arousa). Neste ano um ex-voto era um homem de cera de 1,80 cm de altura.

Temos que felicitar as monjas agostinianas recoletas que são quem acompanham, atendem, preparam, animam e organizam a devoção à Santa na festa e ao longo de todo o ano. Graças à mãe Esperança, a soror Mónica, a soror Rosario, a soror María de Jesús, a soror Rita e a soror María do Menino Jesus (estas duas últimas convalescentes pela sua idade) a devoção à Santa da última hora está viva e florescente.