Viernes, 26 de abril de 2024
 
A festa de santa Rita de Cássia (I)
 
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Tía Juana, Edo. Zulia, Venezuela)
 

No dia 22 de maio celebrou-se a festa de Santa Rita de Cassia na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, dos Agostinianos Recoletos em Tia Juana (Venezuela).

A celebração foi oficiada pelo Frei Bruno D’Andrea, pároco da mesma, onde esteve acompanhado da Fraternidade Secular Santa Rita de Cássia, jovens das JAR, fieis e pessoas devotas que se identificam com o sofrimento da Santa.

Na homilia (pregação) destacou os diversos estados de vida nos que Rita viveu em santidade. Frei Bruno fez alusão à vida de Rita como adolescente, mãe e como religiosa agostiniana. Onde, apesar de todo, soube viver e superar seu sofrimento com amor generoso e um profundo espírito de penitência. Rita soube unir sua vida de uma maneira especial à paixão de Cristo, levando em sua frente, durante os quinze últimos anos de sua vida, uma espinha.

Ao finalizar a Missa os fieis devotos esperam o momento em que o sacerdote abençoa as rosas e pétalas. A Rosa representa o amor de Cristo para Rita, e a capacidade de Rita de interceder pelas causas impossíveis.

Terminada a celebração da Missa, deu-se começo à segunda Oficina de oração Agostiniana, muito participado pelas irmãs da Fraternidade Santa Rita de Cássia, os jovens das JAR e os fiéis de diferentes apostolados de nossa paróquia.

O ensinamento agostiniano, que foi ditada pelo frei Bruno, aproveitou muito aos jovens e adultos. Esta oficina, ao igual que os exercícios de oração, nos permitem ter um crescimento espiritual, nos convidam a passar da dispersão à interioridade; o que podemos ver como muito positivo para todos os que vivemos e compartilhamos o carisma agostiniano.

Ao final da oficina, e como costume dos venezuelanos de celebrar o que vivemos, culminamos com o canto do aniversário pela FSAR que leva o mesmo nome da Santa e por cumprir um ano mais de nossas promessas.

Fraternidade Agostiniano Recoleta Santa Rita
Tia Juana