Viernes, 19 de abril de 2024
 
Experiência Pascal em Brasil
 
Esse ano as JAR continuaram se animando para celebrar o mistério Pascal de Cristo.
 

Destacamos a Páscoa Jovem realizada pelas JAR de Rio de Janeiro (Novo Leblon), Maringá, Belém e Portel. 

Rio de Janeiro

Há um belo testemunho de uma das participantes que resume muito bem a experiência vivida pelos 50 jovens participantes do Retiro de Páscoa na Paróquia Santo Agostinho: “Durante muito tempo tentava buscar o significado de amor. Procurava nas coisas pequenas e sem sentido, algumas vezes cheguei até a pensar que eu nunca conseguiria ser amada. Eu queria tanto achar o amor, que não via que ele estava na minha frente... buscava nas coisas pequenas, sem perceber que estava na maior de todas. Foi aí que eu encontrei o maior amor do mundo: Cristo. O amor que Ele me proporciona é tão absurdo ao ponto de me deixar extremamente triste na sexta, mas no sábado a noite, me dar um dos melhores momentos da minha vida. Ele me ama e por mim fez um sacrifício que eu nunca serei capaz de retribuir. Cada um na Páscoa Jovem me ajudou a chegar perto Dele de alguma forma, e eu sou eternamente grata por tê-los na minha vida. Ressuscitou! Ele vive! Reina! Para sempre! Nada melhor que passar esses dias de luto e de alegria em comunidade, amo muito todos vocês que fizeram esse momento único. Viver pra mim é Cristo.” (Mariana Zorzi)

Maringá 

Aconteceu, de 29 de março a 01 de abril, a Páscoa Jovem 2018: Ensina-me a Te amar. Esta já é a 9ª edição do encontro organizado pela JAR de Maringá. O tema escolhido foi retirado da música “Eu Quero Me Apaixonar Por Ti” (Ministério Amor e Adoração). O Tríduo Pascal, desta vez, foi vivido pelos jovens que pediram para Jesus os ensinar a amá-Lo, visto que somos fracos e pecadores, muitas vezes incrédulos desse Amor que nos ama incondicionalmente. É na certeza de um Cristo que entrega Sua vida por amor que vivenciamos mais uma Páscoa Jovem. Sigamos a Luz que é o próprio Cristo rumo às dificuldades a serem enfrentadas no mundo atual e aguardemos mais uma vez por este encontro que nos fazer conhecer e renovar o Amor de Deus por cada um de nós. Queremos nos apaixonar por Jesus todos os dias. É preciso pedir esta graça a cada vez mais. Que Jesus nos ensine a amá-Lo nos nossos irmãos, para que vivamos uma só alma e um só coração (Valdinei Castro).

Belém

Esse ano fizemos a versão paroquial da Páscoa Jovem. Os jovens participaram do tríduo Pascal e da Vigília na Paróquia São José de Queluz. Durante o Tríduo tivemos uma ceia judaica que lembrava a festa da Libertação do Povo de Israel e a espera do Messias. Também houve o teatro da Paixão de Cristo pelas ruas do Bairro. No sábado Fr. Danilo deu uma catequese sobre a Ressurreição desde a visão do filme “As Crônicas de Nárnia”. No domingo de Páscoa tivemos uma pequena confraternização para celebrar a Ressurreição. Foi uma Páscoa bem simples, mas ao mesmo tempo muito profunda!

Portel

Aconteceu em Portel a décima quinta edição do retiro Páscoa Jovem com o tema: "se ninguém te adorar eu vou" e com o lema "desperta tu dormes".

 Esse Retiro contou com a presença de 50 participantes, que tiveram uma vivência profunda do Mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo, foram 4 dias em que os jovens viveram intensamente. Na quinta-feira se deu início do Retiro as 16:00 horas é Finalizou no domingo às 14:00 horas. A Páscoa Jovem do ano de 2018 foi uma um retiro cheio da graça de Cristo, todos realmente vivenciaram o ministério da Paixão morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, foi tudo muito maravilhoso, que realmente transformou a vida de muitos jovens e fez com que eles tivessem um encontro pessoal com Deus através do seu amor.

Secretariado de Pastoral Juvenil e Vocacional do Brasil