Jueves, 25 de abril de 2024
 
Exercícios Espirituais (retiro) Agostinianos 2019 em Barquisimeto, Venezuela
 
A casa de retiros Família de Nazaré, localizada em Barquisimeto (Lara), Venezuela, acolheu os frades agostinianos recoletos da vigararia da Venezuela para a realização dos exercícios espirituais (retiro) agostinianos 2019, dirigido por frei Roan Ataíde (Brasil), de 11 a 15 de março. O tema “A Comunhão na Carta aos Romanos e o lema “Um Só Corpo em Cristo” proporcionaram aos 14 participantes momentos propícios para o aprofundamento da missão de serem criadores de comunhão.
 

Os frades, vindos de diversas cidades da Venezuela, começaram a chegar no início da tarde da segunda-feira, dia 11 de março. Depois do almoço e de um tempo para se alojarem propriamente e se organizarem pessoalmente, todos se encontraram para a celebração eucarística celebrada no início da noite e presidida pelo vigário provincial frei Eddy Omar Pollo. Depois do jantar, houve um momento para a entrega do material e a distribuição das funções, bem como acertar os detalhes do horário para as atividades dos dias seguintes. Alguns frades não participaram por causa das dificuldades diversas enfrentas pelo país.

Frei Roan Ataíde, religioso recoleto vindo do Brasil para dirigir o retiro, expôs o tema da Comunhão na Carta aos Romanos, com o lema “Um Só Corpo em Cristo” (Rm 12,5), dividiu as explanações em dois tempos: pela manhã, a dimensão bíblica do tema e pela tarde a dimensão da unidade do corpo segundo Santo Agostinho. A celebração Eucarística da terça-feira, dia 12, foi presidida por frei José Luis Sáenz. Depois do jantar, a reza do terço e das Completas.

As atividades transcorreram conforme o programado para a quarta-feira, dia 13. Entre as exposições do tema, reflexão, as orações da Liturgia das Horas, refeições, momentos de partilha espontânea na convivência fraterna, momentos devocionais, exposição e adoração do Santíssimo Sacramento e a Eucaristia, todos puderam intensificar a realidade de aprofundar cada vez mais o ser “Um Só Corpo em Cristo” na comunhão entre os irmãos. A celebração da Eucaristia foi presidida por frei Jorge Luis Chiu.

A continuação dos exercícios espirituais na quinta-feira, dia 14, transcorreu de maneira fluída segundo o que havia sido estabelecido. O diferencial foi que o dia esteve dedicado à Cruz. Depois de um dia de reflexão, tendo o Cristo Crucificado como sinal visível da entrega para a formação de “Um Só Corpo em Cristo”, os participantes concelebraram um momento penitencial, seguido da confissão pessoal. Frei Rafael Hernández presidiu a Eucaristia. O jantar foi um momento ágape de partilha dos bens da refeição e do coração.

A conclusão e encerramento dos exercícios espirituais agostinianos aconteceu na sexta-feira, dia 15, dia em que os religiosos, além das atividades regulares do retiro, fizeram uma avaliação, com resultado positivo, partilha do que positivo, do que precisa ser melhorado e de sugestões para os próximos exercícios espirituais. A Eucaristia, presidida por frei Eddy Omar Pollo, precedeu o almoço e, logo após a refeição de confraternização, os frades iniciaram a viagem de volta para suas respectivas comunidades.

 

Os temas refletidos a cada ano, desde o início da nova proposta para os exercícios espirituais, são os seguintes: 

Comunidade (2014) 

Interioridade (2015) 

Discernimento (2016) 

Evangelho de São João e os 7 “Eu Sou” de Jesus (2017)

O Discípulo Amado (2018)

A Comunhão na Carta aos Romanos (2019)

 

O material é composto por Exercícios Espirituais e pelas Oficinas de Oração. Elas são duas práticas independentes uma da outra. 

 

O subsídio para os Exercícios Espirituais é para ser usado na pregação de retiros, desde o formato de um dia até o formato que comporta cinco dias de duração, dependendo da realidade do público alvo: religiosos, seminaristas, leigos, membros das Juventudes Agostinianas Recoletas (JARs), Fraternidades Seculares Agostinianas Recoletas (FRASARs), professores dos colégios agostinianas, funcionários e fiéis em geral.

 

As Oficinas de Oração têm o formato de Lectio Divina e podem ser usadas durante o ano todo. Cada Lectio Divina acompanha os temas específicas do dia. As Oficinas de Oração são usadas fora dos retiros, e já são realizadas nos diversos ambientes onde nossa espiritualidade está presente.

 

 Frei Roberto Mason