Jueves, 25 de abril de 2024
 
Encontro-retiro vocacional agostiniano recoleto na Capelinha (Franca, Brasil)
 
“Oh, como é bom e agradável” matizou a participação dos 13 jovens vocacionados que vieram de diversos lugares do Brasil. Realizado de 01 a 03 de novembro de 2018 no Seminário Nossa Senhora Aparecida (carinhosamente conhecido como Capelinha) em Franca, Estado de São Paulo, Brasil, o encontro-retiro vocacional reuniu os jovens que fizeram todo o acompanhamento vocacional durante o ano e que, portanto, estão aptos a se candidatarem a iniciar a etapa formativa no início de 2019.
 

Os participantes começaram a chegar no dia 01 de novembro, quinta-feira, no final da tarde. A primeira atividade foi a oração da tarde (Vésperas) às 17h20. Imediatamente seguida da acolhida oficial e o e jantar, todos participaram da celebração da Santa Eucaristia às 19h00. Logo depois da missa, frei Edmilson dirigiu uma dinâmica e o dia se encerrou com a oração da noite (Completas), seguida do merecido descanso noturno.

Na sexta-feira, dia 02 de novembro, a oração da manhã (Laudes) inaugurou as atividades do dia às 7h00. Logo depois do café da manhã todos se prepararam para a exposição do tema do retiro de 2018, “O discípulo amado”, exposição feita por frei André. O retiro propriamente falando se desenvolveu durante a manhã e foi conduzido por frei Wesley. A oração do meio-dia (Hora Média), antecedeu o almoço às 12h00, que foi seguido de um momento de recreação. Os trabalhos da tarde compreenderam serviços manuais e atividade física. A oração da tarde (Vésperas), às 17h20, precedeu o jantar e a missa. Depois da celebração eucarística, frei Afonso partilhou, na palestra da noite, o tema sobre Santo Agostinho e a Comunidade. A noite prosegguiu com um momento de animação, o que incluiu o testemunho missionário de frei José María Naranjo. Como no dia anterior, as atividades se encerraram com a oração da noite (Completas), seguida do descanso noturno.

O sábado, dia 02 de novembro, foi o terceiro e último dia do retiro. As duas primeiras atividades do dia, oração da manhã (Laudes) e o café da manhã, foram realizadas no mesmo horário do dia anterior. A saída para o Carmelo aconteceu às 8h00 e, lá chegando, participaram de um pequeno momento de deserto conduzido por frei Gustavo. A conversa com a irmã Teresa foi muito abençoada e logo depois retornaram para o seminário. No final da manhã frei Wesley conduziu o tema sobre O Fundamento da Comunidade. A oração do meio-dia (Hora Média) foi seguida do almoço e, depois deste, a recreação, todos realizados conforme o horário do dia anterior. O passeio comunitário tomo o período da tarde e, na volta, o jantar e a missa foram realizados no mesmo horário do dia anterior. As atividades de descontração e fraternidade começaram logo depois da missa. O resultado geral é que todos ficaram realizados por terem participado do retiro.

Os frades e seminaristas do Seminário Nossa Senhora Aparecida ajudaram os jovens a abraçar o sentido de vida dos agostinianos recoletos. Dos 13 participantes, 12 disseram SIM e se juntarão às fileiras da Recoleção Agostiniana no início de 2019.

O encontro-retiro proporcionou dias de convivência fraterna, oração, retiro e decisão nos quais refletiram sobre a motivação vocacional, Santo Agostinho e a vida comunitária, viram como é a vida no seminário e realizaram uma parte dos exercícios espirituais agostinianos recoletos.

No dia 01 de dezembro de 2018 será realizado o primeiro encontro vocacional para o exercício do período de 2019, em Cachoeiro de Itapemirim. Espera-se em torno de 25 rapazes que estão interessados em conhecer o que é a vida religiosa e o carisma agostiniano recoleto.

“Oh, como é bom e agradável viverem unidos os irmãos”

Frei Mason (Brasil)