Viernes, 26 de abril de 2024
 
CARACAS, Caricuao (Distrito Capital, Venezuela)
 
Paróquia e creche paroquial São Carlos Borromeu
 

Arquidiocese do Caracas.
Titular do templo: São Carlos Borromeu.

O lugar

Caricuao é um vale paralelo ao vale onde está localizada a grande Caracas; é zona metropolitana, mas é como uma cidade satélite, cidade dormitório; grandes blocos de apartamentos, e, em pouco espaço físico, moram por volta de 35.000 habitantes, de classe médio-baixa, que vivem em nossa Paróquia e a maior parte trabalha em Caracas-Centro.

Paróquia São Carlos Borromeu

Sendo delegado provincial Frei Juan José Arteta, o Cardeal Dom José Humberto Quintero, Arcebispo de Caracas, entregou ad nutum episcopi a Paróquia São Carlos Borromeu à nossa Província o dia 16 de maio de 1971; paróquia que tem sido erigida alguns meses antes, no dia 10 de março de 1971.

Os iniciadores da Paróquia viviam em nossa casa de S. Judas Tadeu e vinham a realizar aqui seu ministério. A necessidade da diocese obrigou ao Cardeal a entregar-nos a Paróquia sem igreja, sem casa paroquial e sem terreno onde construir. Conseguiu-se depois um apartamento no bloco 22 e servia de capela o baixo do bloco 18.

No terreno onde temos agora as instalações paroquiais se começou a construir a igreja em dezembro de 1975 e se abençoa no dia 07 de novembro de 1976. A casa construiu-se a partir de fevereiro de 1978 ao lado da Igreja. Em 1990 Mindur (Ministério de desenvolvimento urbano) construiu ao lado da casa Paroquial um galpão que serviria de capela provisória enquanto se reconstruía o templo. Esta reconstrução e ampliação foram realizadas pelo Governo de Caracas; de um galpão pobre e com goteiras converteu-se em uma bela igreja.

Creche paroquial São Carlos Borromeu

Como o terreno é amplo, se construiu também um pré-escolar Paroquial. No dia 15 de setembro de 1982 começam as classes no pré-escolar. Na atualidade há por volta de 300 alunos.

Remodelações no prédio

Em dezembro de 2001 se inauguram os salões paroquiais, um novo edifício entre a igreja e o pré-escolar Paroquial. Consta de planta e dois andares; ao todo cinco belos e espaçosos salões para todo o tipo de reuniões dos grupos paroquiais e para serviços sociais de todos os fregueses de nossa Paróquia.

No mês de julho de 2002 iniciou-se a reforma da casa. Levantou-se um novo andar em cima do que tinha e tem ficado a casa muito mais cômoda e bonita.