Viernes, 26 de abril de 2024
 
Atos comemorativos do IV Centenário dos Agostinianos Recoletos em Granada
 
A pastoral ministerial agostiniano recoleta
 

O passado 25 de abril teve lugar um novo ato com motivo do IV Centenário dos agostinianos recoletos em Granada. Nesta ocasião o palco eleito foi a igreja de “Hospitalicos”, na rua Elvira de Granada. Ao igual que em ocasiões anteriores, o ato se dividiu em duas partes: uma conferência sobre o apostolado ministerial dos agostinianos recoletos em Granada, e a celebração eucarística.

A conferência correu a cargo do Frei Ángel Antonio García Cuadrado, professor de Liturgia da Faculdade de Teologia de Granada e atual pároco da Paróquia Santo Tomás de Vilanova. Em um primeiro momento, desenvolveu a doutrina agostiniana sobre o ministério pastoral para passar a fazer um percurso pela história da Recoleção até chegar à atualidade.

A seguir, Frei Alfredo Arce Medina, prior da comunidade de “Hospitalicos”, presidiu a Eucaristia, concelebrando numerosos religiosos das comunidades de Granada e de Motril. Entre os presentes também se encontrava Frei Simón Puertas Pérez, Prior Provincial, que visitava as comunidades do Sul durante esses dias. O coro de alunos do Colégio Santo Tomás de Vilanova interpretou os cantos da celebração.

Numerosos assistentes lotaram a igreja nesta tarde dedicada a engrandecer o glorioso passado, situar-nos no trepidante presente e ver com esperança e revitalização o futuro.